Por meio de uma variedade de técnicas, Elena Damiani reinterpreta temas da geologia, da arqueologia e da cartografia, apresentando elementos e processos naturais como espaços incompletos e ambíguos onde múltiplos tempos e topografias se fundem. A artista coleta materiais que carregam uma narrativa em si (tais como livros, fotografias, filmagens em vídeo e registros públicos), que são posteriormente desagregados de seu contexto inicial e recompostos em obras que apontam a maleabilidade de manipulação de aspectos culturais e da informação. Em sua prática, Damiani constantemente oscila entre passado e presente, entre a ciência e a narrativa, entre o factual e o inventado, entre o pessoal e o coletivo.
Entre suas principais exposições individuais, destacam-se As formas interiores, Almeida & Dale, São Paulo, Brasil (2025); Ensayos de lo solido, MAC Lima, Peru (2022); Great Circles, Galerie Nordenhake, Cidade do México, México (2019); As the dust unsettles, Revolver Galeria, Buenos Aires, Argentina (2019); In the Box: Elena Damiani’s Dust Tail, Chrysler Museum of Art, Norfolk, EUA (2017); Testigos: Um catalogo de fragmentos, Museo Amparo, Puebla, (2016) e MUAC, Cidade do México (2015); Excavaciones, Solo Projects ARCO, Madrid, Espanha (2014); e All The Pieces Back Together, Selma Feriani Gallery, Londres, Reino Unido (2013).
Damiani participou de diversas exposições bienais, como Seoul Mediacity Biennale (2023); Bienal de Cuenca (2018); Bienal de Gwangju (2016); Bienal de Viena (2015); Bienal de Veneza (2015); Bienal do Mercosul (2011 e 2013); Soma-se ainda sua participação na Aichi Triennale: A Time Between Ashes and Roses, Nagoya, Japão (2025). Além de exposições coletivas em instituições como MoMA, Nova York (2023); Museo de Arte Zapopan, Guadalajara (2022); DePaul Art Museum, Chicago (2020); Museu Coleção Berardo, Lisboa (2019); Museo Universitario Arte Contemporáneo, Cidade do México (2015); Garage Museum of Contemporary Art, Moscou (2015), Museum of Contemporary Art Detroit (2015); Americas Society, Nova York (2014); Museo Tamayo, Cidade do México (2013); Museo de Arte Contemporáneo, Lima (2013); Museo de Bellas Artes de Valencia (2009); Museo de Arte Moderno de Buenos Aires (2007); e Kunstmuseum Bonn (2006).
A artista recebeu os prêmios Grants & Commissions Program, Cisneros Fontanals Art Foundation – CIFO, Miami (2016); Americas Society’s David Rockefeller Atrium, Nova York (2014); International Festival of Digital Arts and Cultures of Gran Canaria (2006) e 2º Prêmio no Concurso Franco-Peruviano de Artes Visuais Pasaporte para un Artista (2006). Sua obra está presente em importantes coleções institucionais como o MoMA, Estados Unidos; Museo de Arte de Lima, Peru; Museo Tamayo Arte Contemporáneo, México; Fundação Kamel Lazaar, Suíça; Cisneros Fontanals Art Foundation, Estados Unidos; Pérez Art Museum, Estados Unidos; Kadist Art Foundation, Estados Unidos e França.