Sobre

1937, Trindade, GO–1996, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Cenas de casamentos, espetáculos circenses, festas populares, brincadeiras infantis e imagens de uma religiosidade sincrética são transferidos para a tela por um olhar que busca encontrar o fantástico em acontecimentos prosaicos. Sua produção em xilogravura e pintura à óleo sobre tela ou madeira é caracterizada pela escolha econômica de materiais indicativa do apreço da artista pelas técnicas artesanais de manufatura de objetos e imagens, como os ex-votos. Formada em artes plásticas, Miriam também incorporou aos seus trabalhos temas da iconografia clássica da História da Arte, como a Pietà ou o nu, pintados com descontração nos quais figuras e fundo recebem tratamento chapado de cores saturadas.  

Seus trabalhos foram apresentados em exposições históricas como a 1ª Exposição Jovem Gravura Nacional, MAC USP, São Paulo (1964); Bienal de São Paulo (1963, 1967). De 1970 em diante, o trabalho de Miriam Inez da Silva começou a conquistar atenção internacional. Suas obras foram apresentadas em galerias de Londres, Cidade do México, Paris e de Montreal. Obras da artista integram MASP e Pinacoteca de São Paulo.

Obras