
Chahal Chama, 2023 (detalhe) | Foto: Ana Pigosso

Mão invisível | Millan, São Paulo, 2024 | Foto: Julia Thompson

Vivian Caccuri & Miles Greenberg: The Shadow of Spring | New Museum, Nova York, 2022 | Foto: Dario Lasagni

Descomprimidos | Millan, São Paulo, 2022 | Foto: Ana Pigosso

Descomprimidos | Millan, São Paulo, 2022 | Foto: Ana Pigosso

Descomprimidos | Millan, São Paulo, 2022 | Foto: Ana Pigosso

32ª Bienal de São Paulo | São Paulo, 2016 | Foto: Ilana Bar/Estúdio Garagem/Fundação Bienal de São Paulo

32ª Bienal de São Paulo | São Paulo, 2016 | Foto: Ilana Bar/Estúdio Garagem/Fundação Bienal de São Paulo
1986, São Paulo, SP, Brasil
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Vivian Caccuri investiga culturas musicais e produções sonoras em sentido amplo, propondo experimentos com o som que ultrapassam o campo auditivo e abarcam o visual, o corpóreo e o tecnológico. Por meio de objetos, instalações, performances e músicas originais, Caccuri cria situações que desorientam a experiência cotidiana e, por consequência, interrompem percepções sedimentadas na cultura e entranhadas às estruturas cognitivas. A artista lança luz sobre condicionamentos históricos e culturais que assentam distinções entre ruído, música, sons naturais e silêncio.
As construções de Soundsystems, em diversos materiais e contextos, evidenciam o sentido coletivo e, tantas vezes, o silenciamento em torno de certas expressões musicais. Com isso, seu trabalho assume um forte sentido político. Nos últimos anos, mesclando dados científicos e ficção, Vivian Caccuri tem investigado mitologias que envolvem o mosquito e outros insetos. Narradas em bordados e desenhos, essas obras recontam e atualizam histórias que descrevem a aversão humana a esses animais, tanto como agente epidêmico quanto pelas suas emissões sonoras.
Entre as exposições individuais que realizou, destacam-se aquelas na Millan, São Paulo, Brasil (2024 e 2022); Galeria Municipal do Porto, Portugal; Museum Folkwang, Essen, Alemanha (2024); HUA International, Pequim, China (2023); Kunsthal 44Møen, Møen, Dinamarca; e New Museum, Nova York, Estados Unidos (2022). Caccuri também participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior, entre elas, Siluetas sobre maleza, Museo Jumex, Cidade do México; The Disagreement: A Theater of Statements, Neue Kunstverein, Viena, Áustria; Crossings, Kasmin Gallery, em Nova York, Estados Unidos (2024); Attention After Technology, Kunsthall, Trondheim, Noruega (2023); Histórias Brasileiras, MASP; 13ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil (2022); The Musical Brain, High Line Art, Nova York, Estados Unidos (2020). No ano anterior, ela apresentou uma obra comissionada pela Serpentine Galleries em Londres, Inglaterra (2019). Outras exposições das quais participou são a 32ª Bienal de São Paulo (2016); Bienal de Kochi-Muziris, Índia (2018); 11ª Bienal do Mercosul (2018), e 33º Panorama da Arte Brasileira, MAM São Paulo, Brasil (2013).
A obra de Vivian Caccuri integra as coleções do Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil; Pinacoteca de São Paulo, Brasil; e do Institute of Contemporary Art, Estados Unidos.

















Porto, Portugal

Essen, Alemanha

Nova York, EUA

Viena, Áustria

São Paulo, Brasil

Texas, EUA

Trondheim, Noruega


São Paulo, Brasil

São Paulo, Brasil

Nova York, EUA

Arábia Saudita