Carregando Resultados
Reverberações do Gesto

Em breve16/05 – 20/06/26

Fradique 1360

Moffat Takadiwa
Reverberações do Gesto

Sobre

Em breve16/05 – 20/06/26

Fradique 1360

Em sua primeira exposição individual no Brasil, Moffat Takadiwa leva à Almeida & Dale um conjunto de obras inéditas que abordam a cultura de consumo, suas origens coloniais e suas consequências ambientais. Trata-se de trabalhos em grandes dimensões que se assemelham a mosaicos ou tapeçarias e que evidenciam sua materialidade oriunda dos rejeitos plásticos e eletrônicos.

Conhecido do público brasileiro através da 36ª Bienal de São Paulo, realizada em 2025, na qual apresentou uma grande instalação imersiva, Takadiwa também já representou seu país natal, o Zimbábue, na 60ª Bienal de Veneza (2024). Seus trabalhos são constituídos por meio da seleção, organização e composição de resíduos plásticos de objetos cotidianos — como teclas de computador, tampas e pincéis de esmalte, escovas de dentes, pentes e outros refugos cotidianos das sociedades ocidentais —, materiais que evidenciam os padrões de consumo e descarte em um mundo conectado pelo capitalismo global.

Em sua prática, Takadiwa expõe uma intricada rede que conecta a visualidade das tradições Korekore, com trabalho coletivo de transformação social e a crítica pós-colonial. Ao mobilizar o trabalho nos aterros de reciclagem de Harare, o artista mostra as continuidades da exploração colonial e as relações econômicas no Zimbábue pós-independência, reapresentando o descarte do mundo Ocidental em ricas composições de cor, textura e topologia inspiradas pelas tradições locais.

Nas obras em exposição, o olhar crítico para a realidade histórica soma-se ao convite para a imaginação e construção de uma realidade pautada pela coletividade, cooperação e interdependência.

Obras
Visualizar
Survival Mode
2026
Visualizar
Selfie
2026
Visualizar
Taking Care
2026
Visualizar
Tree of Life
2026
Visualizar
Silver Line
2026