Daiara Tukano, Mahá Só’agī – Arara Vermelha, 2021, detalhe, acrílica e pasta metálica sobre tela, 160 x 300 cm, ft: Ana Pigosso
Daiara Tukano, Gustavo Caboco, No Martins e Sidney Amaral estão na 4ª Frestas – Trienal de Artes, que abre ao público a partir de 28 de fevereiro, no Sesc Sorocaba. Com o título do caminho um rezo, a curadoria coletiva de Khadyg Fares, Luciara Ribeiro e Naine Terena enfoca a potência simbólica e cultural do território em que a exposição acontece.
A partir da ideia de “caminho como rezo”, do professor Tadeu Kaingang, da noção de “Thaki”, da cosmologia indígena andina, e das “confluências afropindorâmicas”, pontuadas por Antônio Bispo dos Santos, a mostra propõe compreender os caminhos como ações ritualísticas. Atenta às iniciativas comunitárias locais e à educação, a exposição retoma conhecimentos e práticas tradicionais da região sorocabana, ocupando diferentes espaços para além do Sesc.