Nesta sexta-feira, 28 de novembro, Vanderlei Lopes inaugura sua nova exposição individual, A parte do fogo, na Cerrado Galeria, em Goiânia (GO).
A série Vazamentos ganha destaque na nova individual, que convida o público a observar exemplos notórios deste corpo de trabalho realizado por Lopes nos últimos cinco anos. Feitas em bronze polido, as esculturas assumem formas líquidas, irrompendo do interior e dos cantos das paredes, escorrendo pelo espaço até formar poças no chão. Ao refletirem tudo ao redor, os trabalhos tornam o ambiente parte indissociável de sua poética.
Com texto crítico assinado por Divino Sobral, A parte do fogo convoca o calor tanto como força motriz criadora quanto como elemento destrutivo, atravessando mitologias, tradições religiosas e questões contemporâneas.