O próximo projeto da Casa SP–Arte será uma individual de Maxwell Alexandre (1990, Rio de Janeiro), Novo Poder: passabillidade, Miss Brasil. Com abertura no dia 26 de agosto, a mostra é realizada em parceria com a Millan e traz mais de 20 obras inéditas do carioca.

Na série “Novo Poder” (2021-), Maxwell explora a ideia da comunidade preta dentro do que chama de “templos de contemplação da arte contemporânea”: galerias, museus, centros culturais e fundações. Para isso, ele enfatiza as cores preta, branca e parda como signos básicos. O preto remete ao corpo negro dos personagens, o branco aponta para a ideia do espaço expositivo como “cubo branco” e a cor parda representa a obra de arte —e também faz referência ao tipo de papel que é o suporte principal da série. 

Firmes e conscientes desses espaços, museus e galerias, os personagens caminham elegantes, como se estivessem desfilando numa passarela. Em Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil, o artista coloca em diálogo moda e arte contemporânea, denotando os dois campos como plataformas de empoderamento, que oferecem dignidade e autoestima ao indivíduo. 

Ver mais
Maxwell Alexandre abre individual na Casa SP–Arte
26/08/23
Casa SP–Arte
São Paulo, Brasil
Relacionadas