Frans Post - Artista | Almeida & Dale

Frans Post

Haarlem - Holanda, 1612 Haarlem, Holanda, 1680

O paisagista holandês Frans Post chega a Pernambuco em 1637 como membro da comitiva do conde Maurício de Nassau, sua missão era documentar o Novo Mundo durante o seu governo no Brasil.

O artista foi designado para retratar a paisagem, o povo, os feitos militares e as construções holandesas no Brasil em desenhos e telas. A partir da observação e do estudo, especialmente das paisagens naturais do Brasil, desenvolve abordagens e estilso próprios: luz clara e difusa, linha do horizonte sempre presente na composição, céu amplo e planos extensos com vastas áreas de vegetação com elementos simples, porém minuciosos, em primeiro plano.

Ao registrar a paisagem brasileira, Post estrutura diversos princípios da pintura naturalista holandesa, principalmente para expressar as luzes e as cores tropicais. Acredita-se que ele tenha pintado 18 telas a óleo em sua permanência de quase oito anos no país, e sete das quais ainda podem ser vistas atualmente.

Na Europa, seus registros são a base para as ilustrações do volume Rerum per Octennium in Brasilia, de Gaspar Barléu. Mesmo após seu retorno para Europa, não deixa de pintar vistas tropicais, em especial, os motivos brasileiros. Sua obra é considerada o trabalho de registro da paisagem brasileira mais importante no século XVII.

S. Título, 1642

Óleo sobre madeira
25x69cm

Praefecturae de Paraiba, et Rio Grande, 1647

gravura em metal e aquarela sobre papel
54 x 42 cm

S. Título, 1642

Óleo sobre madeira
25x69cm

Segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Sábado das 11h às 16h
Exceto feriados

+55 11 3882 7120
galeria@almeidaedale.com.br

Rua Caconde, 152 – 01425–010
São Paulo – SP