Nicolau Facchinetti
Treviso - Itália, 1824 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1900
Chegando ao Brasil em 1849, Facchinetti trabalha inicialmente com retratos e cenografia. Mais tarde, passa à pintura de paisagens, gênero no qual se consagra como um dos mais importantes artistas da sua geração.
O artista pinta paisagens do Rio de Janeiro e de seus arredores, contrapondo cenas urbanas à rica natureza do entorno da cidade. Pinta ainda cenas de Petrópolis e Teresópolis, Rio de Janeiro, da zona rural do Vale do Paraíba e de algumas regiões de Minas Gerais.
Em suas obras, a paisagem é tratada de forma grandiosa, contrastando ampla área natural com pequenas figuras e construções, em cenas quase sempre desprovidas da presença humana. Explora os efeitos da luz natural, especialmente no alvorecer e no entardecer.
Participou de várias edições da Exposição Geral de Belas Artes, entre 1850 e 1900; ganha o honorable award (prêmio honorável) em 1864 e a medalha de prata em 1865. Em 2004, é realizada a exposição Nicolau Facchinetti: 1824-1900, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, no Rio de Janeiro, com curadoria do museólogo e artista plástico Carlos Martins e da historiadora Valéria Piccoli.