Samson Flexor - Artista | Almeida & Dale

Samson Flexor

Bessarábia - Rússia, 1907 São Paulo - São Paulo, 1971

Samson chega ao Brasil, em 1948 já como um artista experiente: estudou na Académie Royale des Beaux-Arts em Bruxelas; na Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts e no curso de História da Arte na Sorbonne, em Paris. Havia alcançado reconhecimento da crítica desde sua primeira exposição individual em 1927.

Sua produção foi sempre diversificada e original: trabalha com elementos cubistas, com a abstração tanto geométrica quanto lírica e ao final de sua carreira adotou novamente a figuração, desta vez explorando formas orgânicas e antropomórficas

As pinturas abstratas de Samson Flexor exploram a dicotomia entre harmonia e assimetria. Combina planos e linhas verticais, diagonais e horizontais e, pontos rítmicos que criam dinamismo e movimento. A utilização de contrastes obtidos por tonalidades quentes colocadas ao lado de tons suaves enfatiza ainda mais essas qualidades.

Foi um dos precursores do abstracionismo no Brasil e teve papel de destaque na divulgação das tendências abstratas entre os brasileiros. Em 1949, participou da histórica exposição inaugural do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), Do Figurativismo ao Abstracionismo, sendo apresentado como um dos mais importantes artistas contemporâneos do país, despontando como o pioneiro do abstracionismo no Brasil.

Suas obras integram importantes coleções particulares e integram acervos como do Museu de Arte Contemporêna da Universidade de São Paulo (MAC/USP), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) e da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Sem título, 1960

óleo sobre tela
120 x 120,5 cm

Sem título, 1962

aquarela sobre papel
34 x 50 cm

Segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Sábado das 11h às 16h
Exceto feriados

+55 11 3882 7120
galeria@almeidaedale.com.br

Rua Caconde, 152 – 01425–010
São Paulo – SP