Um ateliê é visto, de modo geral, como lugar de confinamento, mas o verdadeiro artista sabe como mudar a configuração desse espaço, ressignificar sua arquitetura. Assim, antes de Paulo Pasta decidir que o título desta exposição seriaViagem ao redor do meu quarto, percebeu que a impressionante semelhança entre o espaço que abriga a atual mostra e seu ateliê era mais que uma coincidência. Tratava-se, enfim, de uma relação corpoarquitetura que transcendia a questão formal para ganhar uma dimensão fenomenológica.  

A arquitetura do ateliê como tema dos trabalhos aqui apresentados levou, de fato, à estrutura dessas obras. E, para se certificar de que a experiência arquitetônica de seu ateliê ditou não só esta exposição, Pasta convidou seu atual assistente, Renato Rios, e outros quatro pintores que desempenharam essa mesma função no passado para registrarem suas impressões. São eles: Alexandre Wagner, Bruno Baptistelli, Lucas Arruda e Rodrigo Bivar. 

 Em tempo: o título da mostra remete ao livro homônimo, publicado em 1794 pelo conde Xavier de Maistre (1763-1852). Igualmente pintor (de paisagens), Maistre nele relata uma viagem interior no quarto em que ficou confinado por 42 dias, em Turim, por participar de um duelo com um militar piemontês. Preso, ele encontra, enfim, a liberdade por meio da reconstrução imaginária de sua arquitetura, dando voltas em ziguezague pelo quarto. 

 A diferença é que Paulo Pasta jamais se sentiu preso no ateliê, um espaço de liberdade em que o pintor viaja no tempo e transfere essa experiência existencial para a tela, mais ou menos como o astronauta de 2001, que pode nunca ter feito uma viagem interplanetária, como sugere Kubrick no epílogo do filme. O diretor insinua que a odisseia sideral não passou de uma viagem interior ao redor do quarto do personagem. 

 Em pelo menos dois capítulos do livro, Xavier de Maistre fala como a pintura nos ajuda a conquistar o espaço com essa experiência mística que tanto assombrou Borges, Vila-Matas e outros escritores. Paulo Pasta, também leitor atento, foi igualmente seduzido por esse mistério.

Viagem ao redor do meu quarto
Antonio Gonçalves Filho 
2025