Luiz Sacilotto | Almeida & Dale

Luiz Sacilotto

Santo André - São Paulo, 1924
São Bernardo do Campo - São Paulo, 2003

Filho de imigrantes italianos, Luiz Sacilotto nasceu em 1924 na cidade de Santo André, região tradicionalmente industrial da Grande São Paulo. A forte inclinação para o desenho manifestada na juventude e os estudos de pintura e decoração formaram a base para sua carreira profissional, que se inclinou para diversas atividades ligadas à indústria: trabalhou como desenhista em estúdios de arquitetura e engenharia, publicitário, pintor e escultor. Começou a pintar em 1942, inicialmente produzindo obras figurativas influenciadas pelo expressionismo, prática que abandonou no final da década de 1940, quando fez os primeiros experimentos com a abstração geométrica.

Sacilotto foi um dos precursores do concretismo brasileiro a partir do final da década de 1940, tendo participado do Grupo Ruptura, e ao longo de sua carreira manteve uma prática alinhada aos princípios da arte concreta, mesmo quando esse movimento artístico começou a dar sinais de esgotamento. Artista profundamente estudioso e rigoroso, produziu obras sempre pautadas pelo cálculo e pela precisão. Em seu trabalho, fez uso de várias estratégias, como a oposição entre cheio e vazio, a acentuação dos contrastes entre figura e fundo e as variações tonais - nas obras em que adotou várias cores -, antecipando investigações centrais da Op-art, como a falibilidade da visão e as ilusões de ótica.

Suas obras revelam um extenso repertório de ações realizadas em formas geométricas repetidas: movimentos de rotação, expansão e retração, que produzem uma sensação de movimento e ilusões de profundidade e volume. Seu processo metódico e matemático e sua aproximação com as práticas de produção industrial fazem dele uma das principais referências da arte concreta paulistana. Em suas pinturas, relevos e esculturas, utilizou materiais como esmalte, compensado, alumínio, latão e ferro.

A obra de Sacilotto foi objeto de importantes exposições retrospectivas em instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Museu Oscar Niemeyer; bem como de várias mostras coletivas que destacaram o papel central que ele desempenhou na arte do século XX, incluindo North Looks South: building the Latin American Art Collection (2009) e Inverted utopias: Avant-garde art in Latin America, 1920-1970 (2004), ambas no Museum of Fine Arts Houston, EUA. A obra de Sacilotto faz parte das principais coleções públicas do Brasil, como Pinacoteca de São Paulo; MAC USP, Gilberto Chateaubriand Collecction no MAM Rio; Museu de Arte Contemporânea da USP, e coleções internacionais como o Museum of Modern Art, em Nova York, e o Museum of Fine Arts Houston, EUA.

Concreção 5837, 1958

enamel on aluminum
19 ⅝ x 31 ½ inch [50 x 80 cm]

Concreção (C. 8217), 1982

tempera on canvas
27 ½ x 27 ½ inch [70 x 70 cm]

C 8461, s.d

vinyl tempera on canvas
27 ½ x 27 ½ inch [70 x 70 cm]

Concretion, 1957

painted aluminum and wood
24 x 24 x 1 ⅛ inch [61 x 61 x 3 cm]

Untitled, s.d

painted aluminum
12 ⅜ x 25 ¼ x 18 ⅞ inch [31,5 x 64 x 48 cm]
Almeida & Dale
Rua Caconde, 152
São Paulo - SP
01425-010

Monday to friday from 10am to 6pm
Saturday 11am to 4pm
Closed on holidays
Contact
Phone/WhatsApp:
+55 11 3882 7120

email:
inquire@almeidaedale.com.br
press@almeidaedale.com.br
Newsletter
Follow us
Instagram
Facebook
Youtube
Twitter
Linkedin
Pinterest
Esse site em português
Copyright © 2023 - Powered by Plank