Antônio Dias
Campina Grande - Paraíba, 1944 Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, 2018
Antônio Dias é um dos nomes mais importantes da arte brasileira desde a década de 1960. Sua pesquisa estética é ampla e versátil. Explorou incessantemente novos meios e suportes para desenvolver, ao longo de sua carreira, a intensidade poética que já se anunciava em seus primeiros trabalhos.
No início da década de 1970, realizou um projeto no Instituto Guggenheim em Nova York, e foi convidado para assumir a coordenação da seção latino-americana da Free International University de Joseph Beuys (1921-1986). Em 1975, participou do importante Festival of Expanded Media, em Belgrado, Sérvia.
A experiência de Antônio Dias se reflete no conjunto de sua prolífica obra na arte contemporânea brasileira. Meios e materiais não se restringem em sua produção: suas obras, sempre de forte teor político - em especial no embate com a ditadura, misturam pintura abstrata e figurativa; utilizam meios de impressão e reprodução; incorporam tecidos, marchetaria, marcenaria, bem como objetos e materiais industriais.