Hélio Melo - Artista | Almeida & Dale

Hélio Melo

Vila Antimari - Boca do Acre, 1926 Goiânia - Goiás, 2001

Hélio Melo trabalhou como seringueiro no Acre (BR), emprego no qual realizava tarefas árduas que envolviam desde a extração até o transporte do produto das seringueiras. Em meio a esta aridez, Hélio Melo encontrou inspiração e referências para se tornar escritor, artista, compositor, e músico, sempre como autodidata.

Em sua obra literária, narrou suas experiências, combinando um imaginário pessoal com aspectos peculiares da cultura amazônica, como lendas, histórias fantásticas e fatos reais. (importante salientar que eram cartilhas didáticas com o intuito de preservar o conhecimento sobre a história da borracha na região e a cultura amazônica em geral).

O mesmo universo amazônico também aparece em sua produção plástica, que traz inúmeras referências cifradas aos mitos, personagens e costumes da floresta, aprendidos nos anos em que o artista viveu e trabalhou na mata. Assim sua pintura também está ligada de forma semelhante a fatos e passagens da vida do artista, ou de alguma forma vivenciados ou presenciados por ele. Em seus desenhos e pinturas, retrata o simbolismo do seringueiro, marcado pelo aprendizado com a natureza e com os índios. Interpreta o cotidiano percorrido pelo imaginário amazônico, destacando a dimensão simbólica dos conflitos sociais e ecológicos da região.

Em 2006, a obra de Hélio Melo ganhou uma sala espacial na 27ª Bienal Internacional de São e está presente no acervo do MAR (Museu de Arte do Rio) por meio de quatro importantes desenhos doados em 2013. (está no acervo do Masp também) Consolidou-se como o artista mais destacado do Acre no Brasil. Em sua homenagem o governo do Acre criou o Teatro Hélio Melo.

Sem título, 1993

nanquim e extrato de folhas sobre cartão
28,5 x 40,5 cm

Um pedaço da mata, 1994

nanquim e guache sobre cartão
25,5 x 34 cm

Sem título, 1997

nanquim e extrato de folhas sobre cartão
20,6 x 27,2 cm

Segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Sábado das 11h às 16h
Exceto feriados

+55 11 3882 7120
galeria@almeidaedale.com.br

Rua Caconde, 152 – 01425–010
São Paulo – SP