Farnese de Andrade - Memórias Imaginadas - Exposição | Almeida & Dale

Exposições

Farnese de Andrade - Memórias Imaginadas

Curadoria: Denise Mattar

23.03 — 15.06.2019

Com curadoria de Denise Mattar, a exposição Farnese de Andrade - Memórias Imaginadas reuniu cerca de 70 trabalhos, lançando nova luz à obra do artista de origem mineira ao incluir pinturas, desenhos e gravuras e colocá-las ao lado de sua inquietante produção tridimensional, sem paralelo na arte brasileira. Do conjunto apresentado, cerca de 35 trabalhos são bidimensionais, criações de diferentes períodos da vida do artista.

Figura de singular trajetória nas artes plásticas brasileiras, Farnese de Andrade é autor de uma obra potente, que toma o observador por sua força e fragilidade, ao mesmo tempo em que o perturba com certa morbidez.

As assemblages de Farnese tratam de questões como a memória, o tempo, a vida e a morte, o masculino e o feminino, o pecado e o castigo. São combinações antagônicas de segredos e revelações, medo e malícia, delicadeza e crueldade. Ao mesmo tempo em que a finitude humana é escancarada por bonecas fragmentadas e cabeças suspensas no ar, a religião é questionada quando faz uso de ex-votos e santos paralisados, cortados, virados de ponta cabeça.

A exposição explorou as várias facetas desta produção singular, comparável à de artistas surrealistas como o alemão Hans Bellmer e o americano Joseph Cornell. São trabalhos de séries emblemáticas, realizadas entre 1966 e 1995, entre as quais Viemos do Mar, O Anjo Anunciador, Anunciação, São Jorge e Cosme e Damião. Merecem destaque as enigmáticas figuras femininas, para as quais o artista usava rapazes como modelos e a seção de gravuras e desenhos na qual se destacava Censura, obra responsável pela premiação de Farnese em 1969, no Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM)

Reunindo obras de coleções particulares do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, a exposição Farnese de Andrade – Memórias Imaginadas ofereceu ao público uma rara oportunidade para a apreciação de um conjunto integral da obra do artista, possibilitando um mergulho em seu mundo de fantasias construídas.

Segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Sábado das 11h às 16h
Exceto feriados

+55 11 3882 7120
galeria@almeidaedale.com.br

Rua Caconde, 152 – 01425–010
São Paulo – SP