Exposição que celebra o Rio de Janeiro conta com obra de Victor Arruda
20/06/2024
Apresentando obras de artistas de diferentes gerações e práticas, a exposição “O desejo de uma cidade: 1904-2024” é uma ode à cidade do Rio de Janeiro, que fará 460 anos em 2025. Ao mesmo, compreende o período vivido pela cidade desde o nascimento de Roberto Marinho.
Com curadoria de Marcia Mello, Lauro Cavalcanti e Victor Burton, as 139 obras selecionadas vão de pinturas a peças de design gráfico e trazem diversas visões sobre a cidade. Ainda compõem o espaço expositivo 76 fotografias da cidade maravilhosa em grande formato, maquetes arquitetônicas de projetos que a reconfiguraram, bem como poemas e textos de personalidades da literatura brasileira, como Clarice Lispector e Vinícios de Moraes.
Para propor um diálogo entre obras de Tarsila do Amaral, Ricardo Teixeira, Glauco Rodrigues, Djanira, Heitor dos Prazeres, Rivane Neuenschwander e Ismael Nery, entre outros, a mostra está organizada em núcleos. Um deles, “Corpo”, se inicia com a pintura “As gêmeas” (2013/2024), de Victor Arruda. Desenhista, gravador e pintor com mais de 40 anos de trajetória artística, Arruda faz parte de uma geração de artistas que despontou no Rio de Janeiro na década de 1980. Arruda despertou grande interesse da crítica de arte com sua pintura figurativa, marcada por uma abordagem cômica e de tom expressionista.
“Trouxemos trabalhos que exaltam, ao mesmo tempo em que tensionam, a beleza carioca”, explica Laura Cavalcanti. “O desejo de uma cidade: 1904-2024” apresenta obras das coleções do Instituto Casa Roberto Marinho, Museu de Arte do Rio – MAR, Museu Nacional de Belas Artes, Instituto Moreira Salles, Projeto Hélio Oiticica, Fundação Casa de Rui Barbosa, Cinemateca Brasileira e de colecionadores particulares.
_____
Exposição: O desejo de uma cidade: 1904-2024
Local: Instituto Casa Roberto Marinho
R. Cosme Velho, 1105 - Cosme Velho, Rio de Janeiro/RJ
Visitação até 21 de julho de 2024
Cortesia de Casa Roberto Marinho | Foto: Jaime Acioli
Cortesia de Casa Roberto Marinho | Foto: Jaime Acioli
Cortesia de Casa Roberto Marinho | Foto: Jaime Acioli