Exposição itinerante acontece em casas modernistas de São Paulo
06/08/2024
A Almeida & Dale integra a terceira edição da ABERTO – uma plataforma de exposições itinerantes realizadas fora do circuito tradicional de museus e galerias –, que propõe unir arte, design e arquitetura em uma ode ao legado de grandes artistas e arquitetos. Com início em 2022, o projeto já apresentou duas edições em casas projetadas pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Villanova Artigas.
Para esta edição, que começa no dia 11 de agosto, ABERTO3 ocupa duas casas modernistas da década de 1970 em São Paulo: a casa-ateliê de Tomie Ohtake e o projeto de residência familiar de Chu Ming Silveira.
A casa onde Tomie Ohtake viveu e trabalhou é um dos primeiros grandes projetos de seu filho, o arquiteto Ruy Ohtake, localizada no bairro Campo Belo. O projeto de residência familiar de Chu Ming Silveira, arquiteta e designer nascida em Xangai, China, localiza-se no bairro Real Parque. Chu Ming Silveira é criadora de um icônico símbolo do mobiliário urbano brasileiro, o orelhão.
Nunca abertas ao público, ambas as casas abrigam a ABERTO3 com exposições de arte e design. Entre quase vinte artistas que apresentam seus trabalhos na casa-ateliê Tomie Ohtake, destacam-se Adriana Varejão, Arlene Shechet, Beatriz Milhazes, Solange Pessoa e Torkwase Dyson. Além disso, o curador do Instituto Tomie Ohtake, Paulo Miyada, apresenta uma exposição sobre a vida e a obra de Tomie, com objetos pessoais, materiais de arquivo e obras de arte.
A casa de Chu Ming Silveira recebe uma seleção de obras de Amilcar de Castro, Anish Kapoor, Carmen Herrera, Eleonore Koch, Lucio Fontana, Lygia Clark, Lygia Pape, Maria Leontina, Sergio Camargo e Tunga.
As exposições também apresentam novas peças de mobiliário projetadas pelas famílias Ohtake e Ming, editadas pela ETEL. A curadoria da ABERTO3 foi realizada por Filipe Assis, Kiki Mazzucchelli e Claudia Moreira Salles.
_____
Visitação — ABERTO3
11 de agosto a 15 de setembro de 2024
Casa-Ateliê de Tomie Ohtake
Endereço: Rua Antonio de Macedo Soares, 1800 - Campo Belo, São Paulo/SP
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h – última entrada 17h
Residência de Chu Ming Silveira
Endereço: Rua República Dominicana, 327 - Real Parque, São Paulo/SP
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h – última entrada 17h
Vista da residência de Chu Ming Silveira. Cortesia de Aberto3 | Foto: Ruy Teixeira