Lançamento de livro sobre exposição na Casa Zalszupin recebe autoras para conversa neste sábado
05/06/2024
Neste sábado, 8 de junho, Casa Zalszupin, ETEL e Almeida & Dale convidam para o lançamento da publicação em ocasião da exposição "Direito à memória – arte afro-brasileira, indígena e outros modernismos", celebrando a exposição homônima, que fica em cartaz na Casa Zalszupin até dia 22 de junho. O lançamento será seguido de uma conversa entre Lilia Schwarcz, curadora da mostra, e Maria Cecília Loschiavo, filósofa e autora convidada, que, entre outros trabalhos, publicou um livro sobre o arquiteto e designer Jorge Zalszupin.
O livro, que conta com textos de Schwarcz e Loschiavo, tem como objetivo “colocar em diálogo a tradição e o contemporâneo, afastando classificações próprias do cânone artístico ainda muito eurocêntrico, que jogou para o lugar do ‘artesanato’, ou da ‘arte popular e naïf’, toda uma produção que explode na sua brasilidade e qualidade, desafiando o conceito mais estabilizado de modernismo. Ela pede pelo plural: modernismos”, diz a curadora.
No ano em que se completam 200 anos da primeira Constituição Brasileira, a mostra reflete e tensiona, através de exatas 200 obras – 182 de arte e 18 peças de design –, a própria gênese de um país historicamente socializado por uma ordem colonial, branca, masculina, europeia e, por demais, vinculada às elites econômicas, e que reservou às populações negras, indígena e às artistas mulheres um lugar secundário, de silêncio.
_____
Lançamento da publicação “Direito à memória – arte afro-brasileira, indígena e outros modernismos”, seguido de conversa entre Lilia Schwarcz e Maria Cecília Loschiavo
— Sábado, 8 de junho de 2024, das 11h às 14h
— Casa Zalszupin
R. Dr. Antônio Carlos de Assunção, 138
Jardim America • São Paulo/SP
Necessária confirmação de presença, clique aqui para reservar.
Lançamento de livro sobre exposição na Casa Zalszupin recebe autoras para conversa neste sábado